Fanzines de José Pires (Novembro 2017)

Acalentado pelo êxito deste fanzine, com os primeiros episódios de uma emblemática série clássica, a maioria dos quais inéditos, durante décadas, em Portugal, José Pires continua a divulgar mensalmente, com infalível regularidade, as trepidantes peripécias de Terry e os Piratas, vividas por um adolescente de espírito aventureiro e pelos seus fieis amigos nas exóticas regiões da China onde imperam ainda os “senhores da guerra” e a majestosa Dragon Lady — outra inesquecível personagem criada por Milton Caniff — dita também as suas leis.

A série está planeada para 25 volumes (todo o período escrito e desenhado por Caniff), com número uniforme de páginas, ao preço de 15 euros, que serão publicados até Janeiro de 2019, mantendo sempre a cadência mensal, como é firme propósito de José Pires.

Outra série lendária e que José Pires, fã incondicional do seu desenhador, o genial Tony Weare, pretende também reeditar na íntegra (tendo já publicado mais de 50 episódios), é o magnífico western inglês Matt Marriott, bem conhecido dos leitores do Mundo de Aventuras, que foi a primeira revista portuguesa de BD a apresentá-lo ao público, no ano de 1958 (embora de início com outro nome).

Este mês saiu mais um episódio, intitulado “Gabittas versus Rafter B”, que no MA nº 1136 foi traduzido como “Ódio de Morte”. O título diz tudo, mesmo sendo banal… lema fielmente seguido por editoras populares como a Agência Portuguesa de Revistas, ao escolher títulos que aguçavam as emoções e o interesse dos seus leitores. 

Como cereja no topo do bolo, José Pires publicou também em Novembro outro número do seu fanzine mais antigo, o Fandaventuras, com um trabalho de grande envergadura: “Eloy, um entre muitos”, 1º episódio de um monumental fresco sobre a Guerra Civil de Espanha (inédito em Portugal), englobando quatro volumes, pelo traço  barroco e opulento do famoso autor castelhano Antonio Hernández Palacios (1921-2000), que tem outras obras de mérito, como as séries El Cid, Mac Coy e Manos Kelly, largamente divulgadas no nosso país.

Ver mais informações sobre outros números destes fanzines no blogue “O Gato Alfarrabista” –  categoria “Grandes séries para (re)ler e recordar”. As encomendas podem ser feitas directamente a José Pires, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt

(Nota: problemas de ordem técnica, a que se somou a avaria do monitor, impediram-nos de publicar este noticiário em Novembro).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: