Histórias de Animais – 2

EQUILÍBRIO INDISPENSÁVEL

Não podemos deixar de partilhar convosco este vídeo, que demonstra inequivocamente a importância do equilíbrio dos ecossistemas na Natureza, infelizmente destruído, muitas vezes, pela imbecilidade e ganância de certos humanos, a somar ao desprezo pelas outras espécies.

Os nossos agradecimentos, com a devida vénia, ao magnífico blogue Largo dos Correios, do nosso bom amigo António Martinó de Azevedo Coutinho, onde se pode ler, entre outras coisas de inegável interesse, o texto intitulado Como os Lobos Mudam os Rios, alusivo ao tema e ao vídeo em epígrafe. À laia de “aperitivo”, aqui fica um pequeno excerto:

“Quando os lobos foram reintroduzidos [no Parque Nacional de Yellowstone, EUA], apesar de serem poucos, o seu impacto foi marcante. Primeiro, eles mataram alguns veados, mas isso não foi o aspecto principal. Muito mais importante, eles mudaram radicalmente o comportamento dos veados.

Estes começaram a evitar os locais do parque onde poderiam ser apanhados mais facilmente pelos lobos, como os vales, e imediatamente esses locais começaram a regenerar-se. Em alguns locais, a altura das árvores quintuplicou em apenas 6 anos! E com as árvores chegaram os pássaros e os castores.

(…) Mas o mais interessante foi que os lobos mudaram o comportamento dos rios. Estes começaram a serpentear menos, porque havia menos erosão. Isto aconteceu devido à regeneração da floresta, que conseguiu estabilizar melhor as águas, devido às árvores, havendo menos derrocadas. Os castores regressados tinham retomado a construção dos seus famosos diques. Assim, mais piscinas se formaram e os rios deixaram, em definitivo, de secar.

Uma série de mini-documentários produzidos pela ONG Sustainable Man exemplifica a importância de cada animal, no seu respectivo ecossistema. Um dos vídeos mais significativos é precisamente Como os Lobos Mudam os Rios.

Como os Lobos Mudam os Rios conta esta história, verídica, ressaltando a importância de cada animal e lembrando que todos nós estamos ligados em rede.

Não é apenas na Internet !”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WordPress.com Apps

Apps for any screen

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: