Livros infantis & outras curiosidades – 9

THE STORY OF FATIMA for children

Story of Fatima - 1

Assinalando o início das celebrações marianas no Santuário da Cova da Iria, a um ano da visita do Papa Francisco a Portugal, eis uma curiosidade de outros tempos: um livrinho de 20 páginas, formato 16 x 21,6 cms, publicado em data indeterminada pela célebre editora infantil Majora, do Porto, com uma versão em inglês da história de Fátima, aprovada pelas autoridades eclesiásticas e pela censura, como era obrigatório no anterior regime. Além da capa, com assinatura de Laura Costa (1910-1992), este belo livro está recheado de ilustrações da mesma artista, cujo traço delicado, de suave beleza estética, encantou muitas crianças, nas décadas de 40 e 50 do século XX.

Existe também uma versão em português, como amavelmente nos informou Leonardo De Sá, estudioso e investigador com créditos firmados em diversas áreas da BD nacional e estrangeira, cujo douto (e bem humorado) comentário seguidamente transcrevemos:

“Para além da inglesa, houve também edições noutras línguas estran- geiras: em francês (“L’histoire de Fatima racontée aux enfants”), em castelhano (“La historia de Fátima contada a los niños”) e em alemão (“Gechichte von Fatima erzählt für die Kleinen”).

A versão portuguesa saiu também sem qualquer data impressa, em 1957, ano de celebrações redondas, com o título “História de Fátima contada aos pequeninos”. As edições em línguas estrangeiras terão sido publicadas ligeiramente depois, no final desse mesmo ano ou no início de 1958. Existem versões impressas em papel (quase cartolina) e em pano, para os miúdos roerem ou levarem para o banho…”

Story of Fatima - 2

Como era de prever, a iniciativa da Editorial Majora foi mais longe, oferecendo também aos seus pequenos leitores, além da  versão em português deste livro sobre Fátima, três versões noutras línguas europeias (faltando só, entre as principais, o italiano). Presumivelmente não haverá diferenças na apresentação, mantendo-se os gentis desenhos de Laura Costa, a cores e em grande formato. Era interessante encontrar um desses livrinhos, pelo menos…

A versão que possuo, aqui parcialmente reproduzida, foi impressa em óptimo papel (quase cartão). Lembro-me dos livros de pano, mas com outras histórias, que se sujavam e estragavam mais depressa do que os outros. Comprei alguns para as minhas filhas, mas nunca reparei que elas os roessem!…  🙂

Story of Fatima - 3

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: