Movie Posters – 2

superman-poster

Em 1978, o realizador Richard Donner, especialista em filmes de terror e de ficção científica, adaptou um argumento do famoso novelista Mario Puzo (autor do best seller “O Padrinho”), pondo em cena um desconhecido Christopher Reeve, que viria a revelar-se o mais carismático intérprete de Superman de todos os tempos. Noutros papéis principais de Superman: The Movie surgiram Margot Kidder, como Lois Lane, e dois veteranos “de peso” (pagos também a peso de ouro!): Marlon Brando, como Jor-El, o pai extraterrestre de Superman, e Gene Hackman, como Lex Luthor, o seu mais figadal inimigo no planeta adoptivo, a Terra, a 55 anos-luz de Krypton, o seu mundo de origem.

O filme de Donner teve três sequelas com Christopher Reeve, dirigidas por outros realizadores, mas foi o único que arrecadou uma receita superior a 300 milhões de dólares clark-kent-e-superman-duas-faces(soma fabulosa para a época), além de ter sido candidato ao Óscar em três categorias no ano da sua produção, acabando por ganhar apenas uma das famosas estatuetas pelos “inovadores efeitos especiais” (que hoje, pelo contrário, já nos parecem demasiado primitivos, de uma trivialidade quase absoluta).

O enorme sucesso obtido abriu as portas a um novo género oriundo das mais famosas criações dos comic books, cujo conceito cinematográfico procurou aliar o perfil clássico dos super-heróis, consolidado durante décadas de conserva- dorismo editorial, à inovação tecnológica, em fulgurante evolução na área dos efeitos especiais. Depois de Superman, seria a vez de Batman, Spiderman, X-Men, Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Thor, Capitão América… e muitos outros super-heróis (alguns já em queda de popularidade).

As mudanças no fértil domínio dos comic books — com destaque para os principais títulos das duas maiores editoras, Marvel e DC — não tardaram inevitavelmente a surgir, operando uma autêntica “revolução” nos conceitos criativos e nos padrões comerciais, como atesta o mais recente blockbuster do género: Batman vs. Superman – Dawn of Justice, cujo êxito de bilheteira ultrapassou largamente a receita (hoje quase insignificante) do primeiro filme de Christopher Reeve no papel do Homem de Aço.

supermam-alex-ross

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: