Presépios há muitos…

Presépio da Fulvia 1

Este belo Presépio em terracota, povoado por inúmeras figuras tradicionais, foi exposto por Fulvia Caprioli na sua página do Facebook. Fulvia, ilustradora e pintora de reais méritos, é filha do grande mestre da BD italiana Franco Caprioli (1912-1974), a quem a nossa Loja de Papel dedicou um blogue (Franco Caprioli – o desenhador dos mares do sonho), em honra da sua arte primorosa e das inúmeras histórias publicadas também em revistas portuguesas, com destaque para Cavaleiro Andante, Zorro, Jornal do Cuto, Mundo de Aventuras Especial e Jornal da BD.

Na sua casa de Roma, Fulvia guarda vários presépios com objectos em terracota que chegam a atingir 20 cms de altura, representando uma infinidade de figuras da memorabília popular — casas, fornos, fontes, moinhos, cascatas, palmeiras, animais, etc. —, amorosamente coleccionados, durante anos, ao calcorrear os mercados de Natal da Praça Navona e do norte de Itália. Infelizmente, não pode expô-los a todos ao mesmo tempo, na sua sala, por falta de espaço.

Presépio da Fulvia 2

Para Fulvia, como para muitos de nós, as imagens do Presépio constituem uma das mais belas recordações da infância e dos Natais que vivemos, nessa época de feliz inocência, ao som das canções tradicionais e dos coros familiares. Mas são também, no caso de Fulvia, outra forma de manter viva a memória do seu Pai, que tinha como ela um carinho especial pela quadra mais festiva do ano e pelas imagens do Presépio, impregnadas de encanto e de magia.

Como as próprias histórias de Caprioli, profundamente poéticas e humanistas e que também nunca se apagarão da nossa memória…

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: