Um rosto cinéfilo: Maureen O’Hara

 A RAINHA DO “TECHNICOLOR”

2668-2

Poster_-_Quiet_Man,_The_01Foi uma das actrizes mais fogosas do cinema norte-americano, encarnando quase sempre papéis de mulher impulsiva e “senhora do seu nariz”, cuja energia desafiava o orgulho machista de John Wayne em O Homem Tranquilo, Rio Grande e McLintock, o Magnífico. Mas também assumiu a imagem de jovem abnegada (a Angharad de O Vale Era Verde) e de extremosa mãe de família, num dos seus papéis mais discretos e, ao mesmo tempo, mais convincentes, em Spencer’s Mountain, ao lado de Henry Fonda.

Nascida na Irlanda, em 17 de Agosto de 1920, os cabelos ruivos e a tez ebúrnea valeram-lhe, no auge do seu glamour, os cognomes de 51NR6PCGX8L“Big Red” e “Rainha do Technicolor”. E foi, efectivamente, em muitos filmes de aventuras, com cores deslumbrantes e cenários exóticos (receita típica da era mais esplendorosa de Hollywood), que se impôs ao entusiasmo e à adoração das plateias, medindo forças e destreza, à ponta de espada, com Os Filhos dos Três Mosqueteiros, na figura de Claire, descendente do intrépido Athos, ou reduzindo à impotência, com a sua altiva sensualidade, os mais arrogantes piratas dos sete mares. Contracenou com os melhores “espadachins” do cinema… e poucos sabiam esgrimir tão bem como ela!

3 filmes de Maureen O-Hara

Morreu há uma semana, com 95 anos, como reza a notícia inserida no Público de 25 de Outubro p.p., que em homenagem à sua memória e à sua forte personalidade de mulher e actriz de cinema, reproduzimos com a devida vénia.

público-maureen-o-hara

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: