Vencedoras do Prémio Nobel

Foi recentemente anunciado que o Prémio Nobel da Literatura coube, este ano, a uma escritora de nacionalidade bielorussa, Svetlana Alexievich, que se tornou assim a 14ª mulher a receber o ambicionado e prestigioso galardão, atribuído pela primeira vez, em 1901, ao escritor francês Sully Prudhomme.

O Público, na sua edição de 9/10/2015, publicou a notícia com o devido destaque, referindo-se também a todas as escritoras laureadas, desde 1909, com este prémio, a maior parte delas com obras traduzidas e publicadas em Portugal.

Nos anos da minha juventude (sobre os quais já passaram várias décadas), algumas dessas autoras figuravam entre as mais lidas e apreciadas pelo nosso público e proporcionaram-me também muitas horas de apaixonante leitura, que me deixou indeléveis recordações. Mujeres Célebres (Selma Lagerlof)Especialmente Selma Lagerlöf (A Viagem Maravilhosa de Nils Holgersson), Pearl Buck (Terra Bendita) e Sigrid Undset (Vigdis, a Indomável), cujas obras aqui destacadas ocupam ainda hoje um lugar privilegiado nas minhas preferências literárias. E que releio, por isso, com um prazer sempre acrescido, que tem o sabor de autêntico e perene des- lumbramento… sobretudo quando descubro insus- peitadas versões noutra área, a da BD, como foi o caso de Selma Lagerlöf e Nils Holgersson, na colecção mexicana Mujeres Célebres.

Com a devida vénia, reproduzimos seguidamente o texto do Público que evoca, numa expressiva galeria fotográfica, o renome e os méritos dessas 14 escritoras que ficaram na história do Nobel e da Literatura, graças ao seu poder de imaginação e à sua arte de comunicar com os leitores.

Mulheres no Nobel A

Mulheres no Nobel B

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

Interesting Literature

A Library of Literary Interestingness

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: