Colecção “Os Piores Inimigos de Ric Hochet” – 2

Ric Hochet (Camaleão)

Ric Hochet - vol. 1Já está nas bancas o 2º volume desta colecção, constituída por 12 títulos, sete dos quais inéditos em edições portu- guesas, o que é uma boa notícia para os apreciadores de uma das melhores séries europeias de temática policial, criada há 60 anos, nas páginas do Tintin belga, por dois mestres do género: Tibet e André-Paul Duchâteau.

Entregue recentemente a outra talentosa dupla, formada pelo desenhador Zidrou e pelo argumentista Simon Van Leimt, a série ganhou novo fôlego com o episódio “Descansa em Paz, Ric Hochet”, oportunamente escolhido para inaugurar esta colecção, pois trata-se, sem dúvida, de uma das melhores aventuras do famoso repórter detective, recheada de citações canónicas e de cruzamentos com alguns dos primeiros casos em que interveio o astucioso e furtivo Camaleão, agora ressuscitado, sob um novo disfarce, para continuar a pôr em perigo a vida de Ric Hochet e do seu amigo comissário Bourdon.

Zorro 132    214Além disso, o grafismo de Zidrou, sóbrio e elegante, combinando um traço fluido com um dinamismo contido mas de grande eficácia, veio dar um toque mais moderno à série — que se nota, sobretudo, no comportamento desinibido de Nadine, a “eterna” namorada do intrépido jornalista —, embora o cenário deste episódio nos remeta para 1968, sete anos depois do primeiro frente-a-frente entre Ric Hochet e o Camaleão, que continua a recorrer a todos os meios, mesmo os mais diabólicos, numa implacável vendetta contra os seus velhos inimigos que irá, tragicamente, provocar algumas vítimas.

Recordamos que as primeiras publicações de Ric Hochet em Portugal ficaram a dever-se ao Cavaleiro Andante, ao Zorro, ao Falcão e ao Tintin, tendo a estreia em álbum ocorrido em 1973, com o selo da editorial Bertrand.

Reproduzimos seguidamente, com a devida vénia, o texto de apresentação inserido no Público de 5 de Junho p.p., referente ao segundo álbum desta colectânea, em que Ric Hochet enfrenta outro temível e enigmático inimigo.

Ric Hochet Público 2     215

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WordPress.com Apps

Apps for any screen

Le chat dans tous ses états - Gatos... gatinhos e gatarrões! de Catherine Labey

Pour les fans de chats e de tous les animaux en général - Para os amantes de gatos e de todos os animais em geral

largodoscorreios

Largo dos Correios, Portalegre

almanaque silva

histórias da ilustração portuguesa

%d bloggers like this: